top of page
Buscar
  • Foto do escritorEcoar Amor

Linguagem do amor: presentes que tocam a alma!

UM PRESENTE É A PARTE DE NÓS QUE OPTAMOS POR ENTREGAR AO OUTRO!


Sou um pouco suspeita para falar sobre esta linguagem! A Ecoar nasceu justamente da minha vontade de fazer as pessoas oferecerem, em forma de presente, o que elas possuem de melhor!

E aproveito para dizer que, para mim, o presente físico importa menos do que a mensagem que ele carrega. Gary Chapman toca um pouco neste assunto de valor de uma forma bastante interessante, que explicarei mais adiante.


Antes disso, acho muito importante separarmos os presentes que compramos em datas comemorativas, dos que decidimos dar por alguma outra ocasião especial.

Em hipótese alguma quero desmerecer os presentes que gostamos tanto de dar e receber nos aniversários, dia das mães, namorados, natal etc. Neles também entregamos parte de nós em forma de carinho, atenção e reconhecimento por aquele dia especial.

Mas os presentes que pretendo relatar aqui são aqueles que surpreendem por não estarmos esperando. Que nos tocam por lembrar que somos queridos e que existe alguém pensando na situação pelas quais estamos passando.

Aquele presente que diz: "ei fique tranquila que estou aqui ao seu lado, na alegria e na tristeza. Para te abraçar nos momentos difíceis e cantar junto nas conquistas da vida".

Quero falar do presente que vem em forma de EMPATIA, PARCERIA, CUIDADO...


Para falar um pouco de valor, o autor diz que ele pode ser relativo `a condição financeira da pessoa e acaba sendo mais uma forma de entregarmos nossas mensagens. Por ex: o casal que passa por dificuldades financeiras e um deles resolve fazer um sacrifício para comprar algo que seja o sonho de seu parceiro. Este presente tem um significado muito além do valor do presente. Ele mostra o quanto a pessoa amada está em primeiro plano na vida daquele casal.

E o contrário também se aplica. Um marido com muita disponibilidade financeira que compra uma flor no farol ao lembrar da esposa que ficou chateada ao receber uma mensagem do trabalho . Ambos são presentes com mensagens subliminares onde o valor faz ou não parte da importância daquele gesto.


Mas também existem os presentes sem custo algum. E se a linguagem de amor primária do presenteado for esta, pode ser que ele nunca mais esqueça desse dia.

A simplicidade, neste caso, é inversamente proporcional `a sua capacidade de emocionar; para bons entendedores, presentes também são:

- Presença em situações difíceis

- Uma carta que desvenda a importância da relação

- Um elogio num momento de insegurança

- Criatividade em bolar um objeto

- Sensibilidade em olhar a natureza e trazê-la para casa. Meu filho é especialista em encontrar pedras e folhas em forma de coração!


A intangibilidade desta forma de presentear que a torna ainda mais especial. Pois é a partir dela que percebemos o quanto de nosso afeto está sendo entregue também!


Para finalizar, quero usar uma passagem importante do livro. "A atitude de amor é sempre acompanhada pelo conceito de doar", " quase tudo que já foi escrito sobre o amor indica que seu espírito de doar está em seu âmago". Será que é por isso que temos dificuldade em nos expressar mais, com medo que acabe? Que a fonte seque ou que nos anulemos para entregar ao outro o que ele precisa?


Tentei nestes 5 textos te fazer acreditar que a fonte nunca acaba.

Que quanto mais baldes de afeto retirarmos do fundo de nossas almas, mais abundância teremos.

Porque a felicidade nasce de dentro da gente e o prazer é um vício.

Quando descobrimos qual é a nossa melhor forma de acessar esta fonte, problemas se transformam em resiliência e as chatices da rotina em mais prazer.


Obrigada a vocês que ficaram comigo estes últimos dias! Falar de afeto, de carinho e de amor sempre me motivou a buscar como expressar melhor estes sentimentos! Espero que tenha despertado algo novo em seu coração: como melhor expressar o seu amor!










653 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page